Lavanderia Compartilhada: O que é e como funciona

o que é lavanderia compartilhada

A forma de lavar as roupas é uma das grandes preocupações que os brasileiros têm ao escolher um lugar para viver. Seja em um apartamento ou casa, a lavanderia ocupa um espaço considerável no imovel, que acaba levando a gastos com instalação, manutenção e a compra de equipamentos caros, como lavadoras, secadoras e/ou centrifugadoras. 

Essa pode ser uma dor de cabeça para os que vivem em apartamentos. A boa notícia é que a Lavanderia Compartilhada veio para ser uma solução sustentável, prática e econômica. 

Mas afinal, o que é uma Lavanderia Compartilhada?

Também conhecida como lavanderia coletiva ou lavanderia em condomínio, a lavanderia compartilhada é um espaço planejado, construído e equipado para lavar e secar roupas, fazendo parte dos espaços compartilhados de um prédio ou condomínio. É mais que um conceito, é a união da otimização de espaço, tempo e tecnologia de ponta.

Você provavelmente já viu algum filme com uma lavanderia compartilhada. Aquele espaço com várias máquinas de lavar roupa modernas onde o casal se conhece em um momento super romântico? Pois é, esse cenário de filme está bem perto de nós. Com a crescente demanda por moradias nas grandes cidades, o multi–housing (conjuntos residenciais como condomínios) é cada vez mais comum, e traz consigo a necessidade de otimizar ambientes. 

As buscas por casas e apartamentos em condomínios refletem isso: atualmente 68 milhões de brasileiros moram em condomínios (IBGE), o que representa um grande grupo que busca por: segurança, manutenção assegurada, recepção, e a otimização de espaços. Assim surgiu a necessidade da lavanderia compartilhada. Um espaço simples, vantajoso, econômico e que demonstra ser um diferencial na hora de escolher onde morar, pois traz uma liberdade de espaço no lar, menos preocupações com equipamentos e flexibilidade. 

A lavanderia compartilhada é organizada com máquinas de lavar roupas, secadoras e tudo o que seja necessário para a manutenção de roupas, sejam elas do dia a dia ou peças delicadas. Tudo isso acontece em um ambiente acolhedor, para que os que usufruem da lavanderia compartilhada se sintam como em casa.

Com as mudanças recentes, frutos da pandemia do novo Coronavírus, as pessoas têm passado um maior tempo em seus lares, gerando uma preocupação sobre o uso dos espaços, pois a máquina de lavar roupas acaba utilizando um espaço que poderia ser aproveitado para outras coisas. As lavanderias compartilhadas da Delav oferecem equipamentos de fácil sanitização contra o Covid-19. 

Como funciona uma Lavanderia Compartilhada?

Uma grande dúvida que surge ao pensar em ter uma Lavanderia compartilhada é como ela funciona. As lavanderias compartilhadas ou coletivas são um sucesso nos Estados Unidos e Europa, e chegaram como inovação e sustentabilidade no Brasil. Inovação porque permite que todos os moradores possam usufruir de lavadoras de última geração, sem se preocupar com a manutenção, e também por ser um ponto chamativo na hora de comprar um imovel em um prédio ou condomínio.

A sustentabilidade vem da diminuição do espaço ocupado em um imovel, pela economia de água e energia elétrica. 

Vale lembrar que nem todas essas lavanderias são como devem ser. Ao utilizar máquinas que não são profissionais, sem suporte técnico ou ajuda de especialistas, ao invés de diminuir gastos, o condomínio pode acabar pagando caro por isso.

A lavanderia compartilhada é utilizada pelos moradores, que podem pagar uma taxa por uso ou uma taxa previamente estabelecida pelo condomínio. O valor pago cobre uma parte da manutenção, que é dividida por todos os que usam a lavanderia, o uso de energia e água, e também o uso dos produtos, como sabão em pó e amaciante, caso o morador não tenha. 

Lembrando que esse é apenas um de muitos modelos possíveis.

Essa mecânica de funcionamento varia de condomínio para condomínio e de necessidade para necessidade. Sendo necessária uma análise técnica e estratégica de como a instalação deve ser feita para atender aos condôminos da melhor maneira possível.

O síndico ou o responsável pela organização da lavanderia coletiva pode definir horários para o uso das máquinas, seja por uma agenda ou até mesmo por aplicativos, para que os moradores reservem a máquina que precisem para o horário em que lavem suas roupas. 

Com as roupas na lavadora, é o momento de esperar, o que pode ser feito na própria lavanderia compartilhada. Espaço onde muitas pessoas usam para relaxar. Assistir a uma série e trocar ideias. Os moradores podem até trabalhar enquanto esperam a roupa ficar pronta. Por trás de tudo isso existe um grande fator para que a lavanderia do seu condomínio funcione perfeitamente: a qualidade das máquinas utilizadas e o serviço que a envolve, como falamos anteriormente. 

7 Vantagens da Lavanderia Compartilhada

1 – Economia de Espaço

Economia de espaço para construtoras. Ao planejar um edifício ou condomínio de casas se busca utilizar os espaços da melhor forma possível, levando a suprir a necessidade dos clientes e também diminuir gastos. Com a construção de uma lavanderia coletiva não é necessário se preocupar com a instalação de canos e fiação para o espaço de lavanderia em cada imovel, nem a posterior manutenção, pois tudo estará em um só lugar. 

2 – Economia de Água

Ao optar por uma lavanderia em condomínio a quantidade de lavagens e o uso da água irá diminuir, melhorando o consumo de água, pois o próprio síndico tem o controle do uso de água. O grande responsável por essa economia é o equipamento. As máquinas de lavar roupas que a Delav oferece, por exemplo, possuem parâmetros de economia inteligentes, programados para economizar tempo, água e energia. 

3 – Economia de Energia

A máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos que mais consome energia no lar. Pensando em grande escala, em um condomínio onde cada casa ou apartamento tem sua própria lavanderia, onde não se sabe a qualidade das máquinas utilizadas e quantos kWh consome, os gastos com manutenção e pagamento mensal de energia são exorbitantes. Através de uma lavanderia compartilhada é possível centralizar os gastos em um só lugar, diminuindo despesas.    

4 – Inovação

Outra vantagem da lavanderia compartilhada é a inovação, que chama a atenção de clientes potenciais, pela tendência de lavanderias coletivas que vem dos Estados Unidos, ganhando força no Brasil. A praticidade e economia por não precisar se preocupar com a compra de uma máquina de lavar roupas atrai moradores, como o uso de máquinas com tecnologia de ponta, que de outra forma não conseguiriam usufruir. 

5 – Manutenção

A manutenção do equipamento da lavanderia compartilhada é outro ponto positivo. Desde que seja construida da maneira correta, dificilmente o condomínio terá problemas técnicos. A Delav, por exemplo,  oferece suporte profissional. Não sendo necessário ter dor de cabeça com concertos, tendo a tranquilidade de saber que a lavanderia compartilhada estará sempre em funcionamento. 

6 – Sustentabilidade

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente demonstram uma preocupação com a natureza, o que é revelado ao ter uma lavanderia coletiva. As máquinas Speed Queen por exemplo, possuem um sistema eficiente de uso de energia e água, levando a economia e a preservação. O próprio espaço compartilhado contribui para a diminuição de construções, tornando o lugar mais sustentável. 

7 – Eficiência

A eficiência e o pleno funcionamento de um prédio ou condomínio também se vê refletido em seus espaços comuns. No caso de uma lavanderia compartilhada, o pleno funcionamento das máquinas reflete isso. Geralmente, máquinas profissionais têm ciclos médios de 30 a 40 minutos para lavar, e 45 a 60 minutos para secar, com um painel eletrônico de simples manuseio e ciclos pré programados, tudo simples, ágil e eficaz. 

As vantagens da lavanderia compartilhada da Delav são várias, tanto para construtoras, condomínios, e moradores.

Como montar uma Lavanderia Compartilhada

Montar uma lavanderia compartilhada é algo relativamente simples, sem burocracia e dor de cabeça. Ou pelo menos assim deveria ser. É claro que é preciso planejamento. Como toda nova aquisição ou investimento, as lavanderias coletivas precisam estar de acordo com as necessidades do condomínio e dentro do seu plano financeiro.

Uma boa opção é procurar um serviço especializado. Aqui na Delav, por exemplo, buscamos soluções para as necessidades de seu prédio/condomínio. Todos podem ter sua lavanderia compartilhada, não só projetos de construção, mas edifícios antigos também podem implementar uma lavanderia. 

Para saber mais sobre como montar uma lavanderia em seu condomínio, clique aqui e acesse nosso artigo completo sobre o assunto.

Descubra o que uma Lavanderia Compartilhada pode fazer pelo seu prédio ou condomínio aqui.  

Deixe um comentário